O Filme Como Estrela na Terra assistido em sala, foi
originado na Índia e conta a história de um garoto chamado Ishaan Awashi que
sofre de dislexia, na qual trata-se de uma dificuldade de leitura e escrita, e
a partir deste fazer uma análise teórica das representações sociais na educação
do indivíduo.

O pai de Ishaan, assim como a mãe e todos que convivem com
ele, não percebem que ele apresenta um distúrbio de aprendizagem, que o fato do
garoto não conseguir progredir nos estudos seja algo sério, então a criança
sofre bastante com esse despreparo da família, dos docentes e colegas de
classe, principalmente da forma como o pai o tratava, pois não entendia do que
ele estava passando realmente e acabava agredindo a criança verbalmente,
fazendo com que se torna-se uma criança sem vínculo afetivo com uma das figuras
principais que é o pai, sofrida, triste e com dificuldades que a família não
dava suporte no momento mais preciso.
Diante de tudo isso, o pai é chamado pela diretora da escola
para uma conversa a respeito de Ishaan, e revoltado com tantas reclamações do
garoto decide colocar seu filho numa escola integrada, ou melhor, um internato.
Essa atitude do pai só trouxe problemas maiores, primeiro porque o menino sofre
muito com isso, afinal, é uma criança, não está preparada para viver uma
separação dos pais principalmente quando se trata de ir para um lugar onde a
metodologia é rígida e ele não tem uma pessoa na qual se sinta realmente
segura.
O menino sofre demais, justamente por não conseguir entender
o comportamento de seu pai, e cria a ideia de que foi excluído da família, por
isso faz aquele desenho na lateral do livro de uma criança gradativamente
desaparecendo e se desvinculando da família que demonstra nitidamente o
sentimento de exclusão, ele entende tudo isso como um castigo por não conseguir
aprender.

A situação se modificou quando o professor Ram Shankar
entrou como substituto. Ram Shankar chegou na escola com uma metodologia
totalmente distinta de trabalhar o aprendizado dos alunos, o que fez toda
diferença. No primeiro dia de aula apresentou uma forma divertida de obter a
atenção dos alunos aos ensinos que estavam sendo oferecidos naquele momento, de
forma dinâmica e estratégica, diferentemente das apresentadas pelos professores
anteriores que eram mais tradicionais e rígidos.
O professor Ram Shankar logo percebe que na turma há um
aluno com dificuldades especiais, pelas experiências que o professor havia na
educação fez com que facilitasse o processo de identificação da dificuldade que
a criança sentia, chegando à conclusão que tratava-se de dislexia e se dispôs a
ajuda-lo, desenvolvendo formas de ensinar Ishaan a ler e escrever. Sua primeira
atitude após identificar o problema foi ir até a casa de Ishaan e conversar com
os pais.
Podemos dizer que com a chegada do novo professor a vida de
Ishaan tomou novo rumo, pois ele soube trabalhar especificamente com o menino e
este passou a se sentir mais motivado para os desempenhos escolares mostrando
rápidos resultados. Percebemos a imprescindível importância do professor para
os alunos, que é representado como alguém que possui capacidade para trabalhar
técnicas e métodos de aprendizado específicos fazendo com que todos os alunos
sejam inseridos no processo de aprendizagem e se sintam capacitados para
desenvolver as atividades, mesmo que em algumas áreas uns desenvolvem mais e
outros menos, mas aceitando cada um na sua singularidade. Esta inserção dos
alunos também possibilita saber conviver com as diferenças.
De
acordo com Moscovici (1978, apud LEMOS, 2013, p. 50) afirma que as
representações sociais ocupam uma posição “mista”, na encruzilhada de uma série
de conceitos sociológicos e de uma série de conceitos psicológicos, circulando,
cruzando-se e se cristalizando através de uma fala, um gesto, um encontro em
nosso universo cotidiano». Elas estão assim presentes na maioria das relações
sociais, nos objetos produzidos ou consumidos, nas comunicações trocadas.
De
acordo com Sá (1998, apud LEMOS, 2013, p. 52), os fenômenos de representação
social estão na cultura, nas instituições, nas práticas sociais, nas
comunicações interpessoais e de massa e nos pensamentos individuais.
Para ser
considerado representação social, um fenômeno precisa de provocar, ameaçar os
grupos em seu cotidiano, tornando-se então objeto de interesse daquele público
no momento em que provoca tensões e exige posicionamentos e/ou promoção de
ações. O processo educativo pode gerar inquietações e em determinado momento
tensões entre o saber consensual do grupo e o saber reificado da escola,
instigando questionamentos. O ensino é tecido no diálogo entre indivíduos
(seres físicos, sociais e psicológicos) e os conhecimentos historicamente
construídos e formatados de acordo com crenças e interesses dos diferentes
grupos e classes da sociedade (LEMOS, 2013, p. 55).
Sendo
assim, a ideia de representação social na educação refere-se aos aspectos
sociais, do senso comum e científicos que interferem na constituição do sujeito
como um ser que interage com a escola numa associação dialética, onde leva
contribuições de si para representação escolar e a escola assim também
contribui para sua formação.
O filme
nos traz a possibilidade de refletir sobre a importância dos professores no
contexto educacional para o sujeito, pois são responsáveis em investir seus
conhecimentos para proporcionar o desenvolvimento dos alunos em sua formação
como pessoa, profissional e cidadãos. Portanto,
os educadores precisam ter domínio sobre suas práticas e responsabilidades
sociais, sabendo que a sociedade é formada por diferenças que assim como a
dislexia, é uma dificuldade que muitas crianças possuem e nem sempre recebem a
atenção necessária por parte da escola.
Por isso, os professores e educadores devem estar teórica e
metodologicamente preparados para enfrentar esta realidade e saber lidar com os
problemas na escola, afim de aumentar as possibilidades de intervenções e formas
de se trabalhar essas e outras deficiências. A equipe educacional precisa estar
apta e ser capaz de facilitar o processo de inclusão dentro das instituições.
É imprescindível a atenção do professor no processo de
aprendizagem do educando, pois possibilita ao mesmo se sentir valorizado e
motivado a aprender, além disso a participação dos pais na vida escolar é de
suma importância, por favorecer o crescimento da criança, do educador e da
família, consequentemente, com esta equipe em harmonia se estende as
possibilidades de melhorias e respostas positivas no processo educacional.
Para concluir, o filme nos traz a oportunidade de refletir a
respeito das maneiras de trabalhar as diferenças na educação, e serve como exemplo
para todo e qualquer profissional que atue ou deseje seguir nesta jornada.
REFERÊNCIAS
KHAN,
Aamir. 2007. Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial. Índia:
Estúdio/Distrib: Aamir Khan Productions.
PINHEIRO, Mislene dos Santos. Resenha do filme "Como Estrelas na Terra, toda criança é especial". In: Portal Educação, 2013. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/47245/resenha-do-filme-como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e-especial#ixzz3DvPaRb00. Acesso: 30/ set. 2014.
PINHEIRO, Mislene dos Santos. Resenha do filme "Como Estrelas na Terra, toda criança é especial". In: Portal Educação, 2013. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/47245/resenha-do-filme-como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e-especial#ixzz3DvPaRb00. Acesso: 30/ set. 2014.
LEMOS,
Suely F. C., COSTA, Solange G., LIMA, Rita C. P. Representações sociais:
Aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos. Educação, Sociedade e Culturas, Rio de
Janeiro, n. 39, p. 43-61, 2013.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das
representações sociais. In: Luckesi.
Disponível em
http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_eccos_1.pdf.
Acesso: 30/ set. 2014.
SANTOS,
Laércio Silva dos. Representações Sociais na Escola. In: Webartigos, Goiás: 2013. Disponível em
http://www.webartigos.com/artigos/representacoes-sociais-na-scola/123238/#ixzz3ErilsPYn.
Acesso: 30/ set. 2014.
Muito bom conhecer o analeses psicologico,pois nos tras uma vião real do problema.
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