Seguidores

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

CONDIÇÕES PARA A MUDANÇA


‘Mudar’, uma atitude tão fácil, mas ao mesmo tempo tão difícil. Toda mudança exige ação e, para agir, no mínimo a pessoa tem que querer mudar, mas a grande questão é: quem são as pessoas que estão preparadas e dispostas para a ação? Um exemplo simples é quando estou sentada numa cadeira e quero trocar, sentar em outra. Obviamente só irei conseguir efetuar essa mudança se no mínimo eu levantar da cadeira onde estou e ir em direção à outra que eu deseje sentar. Somente alguém que possui alguma limitação física que comprometa sua ação de levantar, talvez, não conseguisse realizar essa mudança, mas ainda nessas condições, é possível que esta pessoa consiga sentar em outra cadeira, considerando que a condição primordial para a mudança é o desejo de obtê-la, ou seja, se a mesma não consegue se levantar sozinha, mas realmente quiser mudar, com certeza irá buscar outros mecanismos para tal, seja chamando alguém para ajudá-la, seja transcendendo suas próprias limitações e alcançando seu objetivo.
O que estou querendo dizer, é que muitas pessoas querem realizar alguma mudança em suas vidas, mas nem todas preparam o caminho para tal e agem. Muitos são os argumentos existentes para relatar os motivos de não terem conseguido mudar, alguns dizem simplesmente que não era possível (mostrando que não agiram), outros que não conseguiram (mostrando que tentaram), mas quantos são capazes de transcender o visual da situação e buscar mecanismos, muitas vezes, ocultos para alcançar o que deseja.   

A verdade é que, como foi falado à cima, tudo parte do princípio do desejo, mesmo para aqueles que possuem certas limitações. O ‘querer’ é a primeira condição suficiente para alcançar a mudança que se almeja, sendo a segunda, a ação. Contudo, essas condições são interdependentes, pois não basta somente querer mudar, é necessário que se tome atitudes eficazes para obter alcançar um objetivo, assim como não basta agir sem ter o desejo de mudar, pois se corre o risco de fazer as coisas pura e simplesmente de qualquer forma. 

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O PODER DA MENTE

Você já deve ter ouvido falar que tudo que a mente planeja e vivencia, o corpo sente, isso serve tanto para coisas positivas quanto negativas. No entanto, quero aqui falar das positivas. Quanto mais nos conhecemos, maior a possibilidade de controlarmos a nossa mente e nossos pensamentos, cuidando para que eles tragam benefícios positivos à nossa saúde em todos os aspectos. Sendo assim, tudo que acreditarmos ser e fazer, o faremos e seremos, pois o corpo se beneficia de tudo aquilo que a mente alimenta de positivo, contribuindo para que nos tornemos pessoas altamente confiantes e cheios de determinação.

ESCUTAR E DAR ATENÇÃO À CRIANÇA


É lindo poder escutar e compreender o outro, mas compreender não é algo tão fácil assim e nem deve ser confundido com o ato de responder alguém. Para que haja uma compreensão efetiva é necessário estar atento profundamente em cada gesto e palavra que o outro transmite, pois qualquer um desses atos nos comunica algo. A criança comunica e mostra muito de si através das brincadeiras e diz aquilo que sente sem muitas vezes usar a linguagem verbal. É preciso estar atento e compreendê-la para além do que é dito verbalmente. Brincadeira nunca é simplesmente uma brincadeira, para quem se relaciona com os pequenos, deveria ser uma forma de comunicação e escuta plena.